Realizou-se na EB2 de
Resende, no dia 16 de maio, mais um dos debates que, até ao mês anterior, estiveram
a ser orientados em parceria pelo CLDS e o Agrupamento de Escolas de Resende
(GAAF). Estes debates tiveram início no ano letivo anterior, direcionados para
os encarregados de educação do CER e no presente ano letivo, as inscrições para
os debates centraram-se nos encarregados de educação da EB2.
São dinamizados pelos técnicos
ou do CLDS ou do GAAF, ou por técnicos ou especialistas de outras instituições
ou valências. Até ao momento decorreram os debates: "Relação
escola/família"; "Disciplina/Regras"; Bullying";
"Educação sexual"; "As crianças e as novas tecnologias";
"A importância dos trabalhos de casa"; "Tempos livres. Que
solução", no ano letivo 2010/2011, "Alimentação"; "Relação
escola/família"; "Disciplina/Regras; "Bullying";
"Educação sexual"; A criança e as novas tecnologias"; "A
importância dos trabalhos de casa", neste ano letivo.
No dia 16 de maio o debate "A importância da leitura no sucesso
escolar" foi orientado pela senhora professora Minervina e contou com
a presença de pais, professores e técnicos da EB2.
A sessão começou da melhor
forma pois começámos por um exercício de relaxamento que serviu para se
desligar do caos em poucos segundos e deixar a mente mais recetiva. De seguida,
a senhora professora Minervina apresentou-nos o Caracol e Caracola um livro de Armando Quintero & André Letria que nos fala da importância da
companhia para se destruir algumas ideias feitas. O Caracol sentia-se
escuro e sem brilho até que a Caracola lhe disse que ele era bonito. Este foi o
mote, para se abordar importância do acompanhamento parental no estímulo à
descoberta do gosto pela leitura.
Abordou-se, também, a
necessidade da estimulação precoce das crianças para a leitura através da
familiarização destas, desde tenra idade, com objetos como os livros, revistas,
jornais, uma vez que quanto mais cedo se der este contacto melhores serão as
suas competências de interpretação e funcionamento da língua. Foi salientado
que o que importa antes da entrada na escola não é ensinar a criança a ler, mas
a criar conceitos de som, palavra, frase, linha, para que aprender a ler, um
dos processos mais difíceis de realizar, saia facilitado. Enquanto eles são
pequenos, será o pai, a mãe ou os avós a ler a história para que quando crescidos
o façam autonomamente.
As solicitações que hoje se
oferecem às crianças são muitas. As fontes de informação e distração são
inúmeras. Contudo, ler é importante não só porque quem não domina a leitura
será excluído, não poderá ser um bom estudante mas também, porque a leitura é
fonte de prazer, alimento para a nossa imaginação, bem como forma de
relaxamento.
Para findar, os presentes
foram brindados com a leitura do livro A
árvore generosa de Shel
Silverstein. Um livro de ilustrações sóbrias que ocupam páginas duplas e que
relata a história de um amor incondicional entre uma árvore e um menino afetuoso
que é transformado pelo tempo num homem egoísta que apenas regressa para junto
da árvore por interesses materiais. E a árvore dá tudo ao menino e sente-se
feliz em troca de nada. Dá-lhe as suas maçãs para o saciar, os seus ramos para
que possa fazer uma casa, o seu tronco para fazer um barco e finalmente, quando
nada restava, a árvore oferece-lhe um toco para que este se possa sentar e
descansar. “Foi o que o menino fez. E a
Árvore ficou feliz!”
Os debates decorreram uma
vez por mês, numa 4ª feira, normalmente em dois horários, às 15h e às 18h e no
dia 13 de junho irá realizar-se o debate "Tempo livre-Que solução?",
orientado pelos técnicos do GAAF. Por isso, aqui fica o convite a todos os pais
e encarregados de educação para que possam dar o melhor aos seus meninos e
ficarem felizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário